quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mensagem de Ano Novo

     Já me perguntaram se eu converso com ele "de verdade". Mas o que é conversar "de verdade" quando a troca de ideias se dá em um nível que transcende a palavra falada, o raciocínio consciente?
     Meus bate-papos com ele são, no mínimo, surreais. A gente se entende por fluxos de sentimentos "sentidos", por correntes de emoções trocadas. Por isso, é difícil "traduzir" nossas conversas em texto. Faço o melhor que posso.
     Nem sempre sou eu quem o procura; talvez por saber que ele está sempre disponível. Mas quando as ideias começam a embaraçar-se e dar nó na minha linha de raciocínio, é hora de perguntar a quem sabe...
*  *  *  *  *
     - Me explica uma coisa...
     - Sim? - Ele já sabe qual é a minha dúvida, mas faz-se de desentendido para me deixar mais à vontade.
     - Outro dia eu estava comentando o poema de uma amiga... e me saiu um texto que não era meu.
     - Ah, aquele que falava em remover montanhas e construir pontes...
     - Eu sabia! Era você me soprando as palavras!
     - É... mas não vá ficando muito convencido. Eu converso com todo mundo, sabia?
     - Claro... mas tem gente que parece que não te escuta.
     - Para esses eu mando recados por terceiros.
     Eu fiquei na dúvida se seria um desses "terceiros". Gosto de pensar que sim. Mas ele já tinha me avisado para não ficar convencido e eu tratei de seguir adiante:
     - Olha, quando percebi que a mensagem era sua, comecei a postá-la em alguns comentários, mas depois resolvi incluir o texto na postagem da Simone. Mas porque "dançarinas"?
     - Ora, você é poeta, não é? Sabe que a sensibilidade feminina reagirá com mais receptividade a um texto desse teor.
     Não pude evitar - senti uma onda de orgulho. Ele sorriu. Eu continuei:
     - Certo. Mas e os homens?
     - Esses lerão esse artigo de agora... e tirarão suas conclusões.
     - Devo então publicar mais esse bate-papo?
     - Deve. E acrescente uma mensagem para todos.
     - Sim...
     - "Entreguei a vocês o tijolo e a argamassa, o prumo e o cordel, a pá e o esquadro. Construam um bom 2012 - para vocês e para todos os seus irmãos e filhos. Seja a sua obra digna de ser contemplada e louvada por todas as criaturas do Universo".
     Preferi não dar palpite. Desconfio que a obra, na mão da gente, vai ficar - como sempre - mais para barraco ou choupana do que para palácio ou catedral. Por que será que ele insiste em sempre dar mais uma chance pra nós?
     Melhor nem perguntar. Mas senti um leve sorriso...
*  *  *  *  *
     Transcrevo aqui - mais uma vez - a mensagem às "dançarinas":


     MENSAGEM para uma dançarina:
Caminha cantando, dançarina.
Removerei as montanhas de teu caminho
E lançarei pontes através dos abismos.
Caminha descalça, dançarina.
Cobrirei de pétalas teus caminhos
E elas te perfumarão os pés.
Caminha sonhando, dançarina.
Guiar-te-ei pelos meandros da vida
E pelos vaus traiçoeiros do amor.

     Caminha com fé. Mas não largues minha mão.
     ENVIADA POR: Alguém que te ama muito.


     MENSAGEIRO: Rodolfo Barcellos.


     Links para outras conversas com ele:
     Bate-papo
     Confiteor


FELIZ 2012 A TODOS OS AMIGOS!
A TODAS AS DANÇARINAS!
A TODOS OS PEDREIROS!


Licença Creative Commons
O trabalho Mensagem de Ano Novo de Rodolfo Barcellos foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em seteramos.blogspot.com.

14 comentários:

  1. fui lendo e arrepiando!
    Que mensagem linda.
    Que possamos então construir
    um lindo 2012, Além de anjo, poeta
    um belo mensageiro...

    Um lindo e frutífero 2012 pra você
    meu querido...
    Meu beijo sempre...

    ResponderExcluir
  2. Eu já desconfiava... rss

    Sem ser, e já sendo... Digo-lhe ómi, bruxo e anjão da asa quebrada.. rss
    "Que nóis recebe tanta xanxê e não vemos, que quando ele perde a paciência e nos tira uma portunidade.. Só aí então notamos sua presença!"
    - Com o meRmo arrepio que a Déynha isprico ali em cima... Dejejo pra tu meu Véi Amigão
    UM 2012 EDIFICANTE...

    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. "Mas quando as ideias começam a embaraçar-se e dar nó na minha linha de raciocínio, é hora de perguntar a quem sabe..."

    Quando estava lendo este maravilhoso texto, nestas palavras que grifei, me fez relembrar de coisas que andei escrevendo no meu texto de Natal... Eu dizia lá o seguinte:
    "Estão me acontecendo coisas que nem mesmo eu sei o que é, e... Se eu não sei, quem é que poderia saber?"
    Depois que escrevi isto e reli eu pensei o mesmo que você escreveu aqui no seu texto."Ele sabe Aymée, Ele sabe. Pergunte a Ele, converse com Ele que você vai encontrar as respostas que deseja."
    Sabe, eu também sempre converso com Ele e muitas vezes até brigo, converso brigando... Já pensou? Espero que Ele me compreenda e não me castigue por agir assim, hehe Eu ajo assim, só porque eu acho Ele um ser tão normal!rsrs

    Obrigada Barcelos pelo seu carinho. É um carinho que me fortalece.
    Eu hoje pela manhã, deixei uma resposta para você lá no meu blog... Acabei de te chamar de anjo lá, rsrsrs

    Feliz Ano Novo cheio de amor e paz e tudo mais, é o que te desejo. Ah, A Júlia também te deseja o mesmo!
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que Ele preferiu essa "casa" do que os templos que eu posso construir com minhas mãos.
    Que Deus renove em você essa luz e esse tanto de amor dedicado a todos nós!
    FELIZ 2012,querido!
    Si.

    ResponderExcluir
  5. Barcellos,
    Considerando tua verve, lirismo e criatividade, que o ano de 2012 (se o mundo não acabar) te seja tão bom ou melhor que 2011. Abraços e continue nesse patamar, teus textos e poemas enriquecem a blogosfera. JAIR.

    ResponderExcluir
  6. srsrs EU ENTENDO POIS EU CONVERSO COM ELE ..E O ENGRAÇADO DE TUDO, QUE ELE FALA MINHA LINGUA...ME DA UNS XINGÕES ..E É MUITO ATUAL O MODO QUE ELE FALA COMIGO...UM DIA ELE ME DISSE QUE SABE DE TUDO QUE PASSA NA MINHA CABEÇA MESMO ANTES DE PASSAR, MAS QUER QUE EU FALE COM MINHA BOCA SRSR DEI RISADA ..E PENSEI MAS É MARRENTO QUER QUE EU CONFESSE TUDO SRSRS

    É MEU AMIGO TAMBEM JA ME CONFIDENCIOU QUE SE DECEPCIONA SIM ,COM CERTAS ATITUDES HUMANAS E QUE AS VEZES ARREPENDE DE TER DADO TANTOS MIMOS ...MAS QUE É PAI ENTÃO QUER O MELHOR PRA TODOS NÓS..
    PERGUNTO TUDO A ELE ..AS VEZES BATO O PÉ ,E ELE COMO ME AMA ME AFAGA ..,O IMPORTANTE É PEGAR OS APETRECHOS QUE ELE DEU E MESMO POR VEZES NÃO CONSEGUINDO, MAS PELO MENOS TENTAR ..FAZER UM LUGAR MELHOR E MAIS FELIZ...EU TENTO, A MINHA CONTRUÇÃO FICA AS VEZES TORTA MAS SABE DE UMA COISA??
    A PARTE INTERNA DO CORAÇÃO , ELE SABE QUE É BOA E NADA PODE DERRUBAR ..TEM UM INGREDIENTE CHAMADO AMOR, QUE TEM DE SOBRA E ELE SABE QUE ISSO É QUE FAZ UM MUNDO MELHOR..

    E VAMOS NÓS PARA NOSSA MISSÃO CERTO COMANDANTE???
    BEIJOS FELIZ ANO NOVO ,FELIZ AMANHÃ

    OTILIA ...

    ResponderExcluir
  7. Alô, amigo!
    Esse humilde servente deixa ao seu lado o balde de massa, para que apliques nesta bela construção!
    Esperemos que seja do agrado do arquiteto!
    Abraços, Barcellos!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho as mãos prontas ao trabalho que seja preciso para remover montanhas, construir pontes..... e o que mais for preciso para firmar cada vez mais a Trindade Santa na Terra.
    Obrigada amigo lindo e MENSAGEIRO!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Sou uma operária um tanto preguiçosa, mas prometo me esforçar... E de dançar, dançar eu jamais vou parar. Serei sempre das tuas dançarinas, poeta.

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  10. Bruxo amaaado!
    Não sei se sou uma de suas dançarinas, uma operária de alma calejada...Sei que dancei por meio dessa bela construção! Desejo que 2012 seja construído a cada instante! (viu como aprendi?rs) De preferência garradinhos e com muita saúde, LUZ e AMOR!!!
    Beijuuss, querido nosso, n.a.

    ResponderExcluir
  11. Amigo querido. Passei pra mais uma vez, reforçar meus votos de um FELIZ 2012!!! Nos veremos aqui no próximo ano! Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Lendo e ficando arrepiada...bailei nessa tua dança de sentimentos puros (ou de puros sentimentos), bailarina ou não - te seguro na mão (pode, né) e recebo o ano de 2012 junto desse teu coração generoso, Rodolfo, do amor mensageiro!!

    Beijo meu Mago amado, até sempre!

    ResponderExcluir
  13. Mensageiro bendito que a todos encantou. Ele não poderia ter feito melhor escolha, pois a mensagem foi entregue a contendo e a contento. Seja sempre bem vindo, querido mensageiro, pois é um alento inspirador.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Caraaaaaaacaaaaaaaaaa meu irmão, muito lindo. Adorei.. Você é demais com as letras e palavras.. bjs

    ResponderExcluir